09.04.2019 – Mensagem para a quaresma

09.04.2019 – Mensagem para a quaresma

“Não quero a morte do pecador, e sim, que ele se converta e viva1” (Ez. 18,32).

A quaresma é tempo favorável para a conversão.

Uma atenção dobrada às leituras e orações da Santa Missa, nos permitirá observar uma forte provocação à mudança de vida. A quaresma nos coloca junto à história do Povo de Deus e a Jesus, no deserto. Isto nos favorece
encontrarmos motivações suficientes ara trazermos à nossa vida o que realmente precisamos para a nossa sincera conversão.

A conversão é um processo, para quem segue Jesus, necessário e contínuo. E, portanto, não se limita à quaresma, mas enquanto vivermos.  Tal processo é elaborado a partir da necessidade que temos, como cristãos/ãs, de
fazermos a vontade do Pai celeste.

Ao realizarmos a vontade de Deus em nossas vidas, largamos para trás as atitudes do homem e da mulher velha. Somos provocados a reiniciarmos um caminho novo e focado no projeto de Jesus. 

Deus é amor, é bondade, é compaixão, é paciência e como tal, em um jeito todo especial de se relacionar conosco. Esse jeito especial chama-se amor. E  porque nos ama, deseja sempre o melhor para nós. Este melhor é o nosso
retorno para seus braços. Mas, não de qualquer jeito. Deus espera que a cada dia de nossas vidas, nos tornemos mais semelhantes a Ele no amor. E, por isso, Ele é bondade, misericórdia e paciência.

Aproveitemos esse tempo de graça oferecido pelo Senhor, nosso Deus, para melhorarmos na prática do amor. Dediquemos mais tempo à leitura da palavra de Deus, à oração e à prática sincera do jejum e da caridade. Isto nos
favorecerá na obtenção da vida plena trazida por Jesus e esperada por Deus.