Romaria Arquidiocesana

Romaria Arquidiocesana

115ª. ROMARIA ARQUIDIOCESANA AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA, MÃE DE MISERICÓRDIA

A romaria não é um passeio, nem turismo religioso. É uma peregrinação na fé. Para participar com fé da 115a Romaria Arquidiocesana, é preciso que a oração a prepare, a acompanhe e a anime.

Neste subsídio você encontrará orações para serem feitas (I e II) antes, (II) durante e (III) depois da Romaria.

 

I. PREPARAÇÃO

A. Preparação individual

Na semana que antecede a Romaria Arquidiocesana, procure recitar o rosário.

Depois da sua recitação, é muito oportuna a recitação da Ladainha de Nossa Senhora.

Depois da recitação da Ladainha faça a sua Consagração.

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!

Conclua com a Oração Jubilar.

ORAÇÃO JUBILAR: 300 ANOS DE BENÇÃOS

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! / Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida / de milhões de outros filhos e filhas vossos. / Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!

B. Preparação com a família e/ou com a comunidade

Cf. Vigília Mariana (II)

 

 

II. PREPARAÇÃO COMUNITÁRIA

115ª ROMARIA DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

NOSSA SENHORA APARECIDA, MÃE DE MISERICÓRDIA

A presente Vigília pode ser feita em família ou em grupo (nos dias que antecedem a Romaria ou no ônibus durante a viagem até o Santuário).

Canto inicial

D. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

D: Seja muito bem vindo, muito bem vinda à nossa 115ª (centésima décima quinta) Romaria Arquidiocesana ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, a nossa Romaria Arquidiocesana é celebrada no contexto do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Com Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Misericórdia, queremos louvar o Pai porque a sua misericórdia se “estende de geração em geração a todos os que o respeitam”.

Neste ano também peregrinamos até Aparecida para participar da celebração dos 300 anos do encontro da Imagem da Imaculada Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul. Estes “300 anos de bênçãos” nos enchem de amor e de confiança na Mãe de Misericórdia. Deus quis que, através desta pequena e pobre imagem “aparecida” em 1717, o povo brasileiro fosse formado sob a afetuosa e maternal proteção de Maria. Iremos peregrinar até a Porta Santa do Santuário Nacional e traremos de lá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida que irá visitar todas as paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese.

Caros irmãos e irmãs, em romaria vamos à Casa da Mãe Aparecida. Que o Senhor nos proteja e nos guarde para que possamos ir e voltar em segurança. Rezemos pela nossa Arquidiocese para que, peregrinando até o Santuário Nacional, se fortaleça em sua fé, esperança e caridade. Rezemos pelas nossas famílias, para que Nossa Senhora Aparecida cuide delas e as conduza até o seu Filho Jesus.

 

1. A Misericórdia Divina

D: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

T: Amém.

D: Com Maria louvemos o Pai, o Filho e o Espírito Santo pelos 300 anos de bênçãos e pela sua misericórdia “que se estende de geração em geração”.

Rezar ou cantar em dois coros.

A minha alma engrandece ao Senhor

e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;

pois ele viu a pequenez de sua serva,

desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez em mim maravilhas

e Santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,

chega a todos que o respeitam;

demonstrou o poder de seu braço,

dispersou os orgulhosos;

derrubou os poderosos de seus trono

e os humildes exaltou;

De bens saciou os famintos,

e despediu, sem nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor,

fiel ao seu amor;

como havia prometido aos nossos pais,

em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

D. As palavras que Maria pronunciou durante a visita a Isabel: “A sua misericórdia se estende de geração em geração” valem também para nós. “Temos todo o direito de acreditar que também a nossa geração é abrangida pelas palavras da Mãe de Deus, quando glorificava a misericórdia de que participam, ‘de geração em geração’, aqueles que se deixam guiar pelo temor de Deus” (João Paulo II, Dives in Misericordia, 10).

T: Ó Maria, Mãe de Misericórdia! Tu que experimentastes de maneira excepcional a misericórdia divina, participando muito de perto do sacrifício da cruz e da morte do Filho, ajudai-nos a revelar em nossa vida a misericórdia do Pai.

D: As palavras do Magnificat de Maria têm conteúdo profético, que diz respeito não só ao passado de Israel, mas também a todo o futuro do Povo de Deus sobre a terra (DM, 10).

T: A sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o temem.

D: O sacrifício de Maria está intimamente ligado à cruz do seu Filho. Seu sacrifício é uma singular participação na revelação da misericórdia de Deus (DM 10).

T: A sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o temem.

D: Deus quis revelar a sua fidelidade ao amor que Ele mesmo prometera a Abraão e aos seus filhos para sempre. Desde toda a eternidade, Deus é amor, e no tempo Ele é fiel ao seu amor pelo seu Povo e pela humanidade nos enviando o Filho amado (cf. DV 10).

T: A sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o temem.

impressionante encontro da justiça divina com o amor, o “ósculo” dado pela misericórdia à justiça (DM 10).

T: A sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o temem.

D: Ninguém como Maria acolheu tão profundamente no seu coração tal mistério, no qual se verifica a dimensão verdadeiramente divina da Redenção, que se realizou no Calvário mediante a morte do seu Filho, acompanhada com o sacrifício do seu coração de mãe, com o seu “fiat” definitivo (DM 10).

T: A sua misericórdia se estende de geração em geração a todos os que o temem.

D: Caro romeiro, querida romeira, vamos agora recitar o rosário meditando os mistérios gloriosos. Deus olhou com amor para a humildade da sua serva e a glorificou como Rainha do Céu e da terra. Que o Senhor olhe com misericórdia para nós a fim de que recebamos com gratidão o nosso Salvador.

 

2. Oração do Rosário

Oferecimento

D: Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção.

 

Creio em Deus…

Pai-Nosso

Ave-Maria (3)

Glória ao Pai

Mistérios Gloriosos

D: Nossa Senhora, que participou de maneira toda especial da morte e experimentou como ninguém que o amor é mais forte do que o pecado na ressurreição de Jesus, nos conduz pela mão na contemplação dos mistérios gloriosos.

 

1º mistério: A ressurreição de Jesus

“Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito” (Mt 28,5-6).

 

2º mistério: A ascensão de Jesus aos céus

“E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu” (Lc 24, 51).

 

3º mistério: A vinda do Espírito Santo.

“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas” (At 2,4).

4º mistério: A assunção de Maria Santíssima ao céu

“Porque o Poderoso fez por mim coisas grandiosas” (Lc 1, 49).

 

5º mistério: A coroação de Nossa Senhora como Rainha do céu e da terra

“Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1).

 

Agradecimento

D: Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha:

 

Salve Rainha (cantada)

 

1. Salve Rainha, Mãe de Deus, és Senhora nossa Mãe, nossa doçura, nossa luz, Doce Virgem Maria.

2. Nós a Ti clamamos, filhos exilados, nós a Ti voltamos nosso olhar confiante.

3. Volta para nós, ó Mãe, teu semblante de amor, dá-nos teu Jesus, oh Mãe, quando a noite passar.

4. Salve Rainha, Mãe de Deus, és auxilio do Cristão. Ó Mãe clemente, Mãe piedosa, doce Virgem Maria.

 

Ladainha de Nossa Senhora

 

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

 

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

 

Santa Maria, rogai por nós!

Santa Mãe de Deus, rogai por nós!

Santa Virgem das Virgens, rogai por nós!

Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós!

Mãe da divina graça, rogai por nós!

Mãe puríssima, rogai por nós!

Mãe castíssima, rogai por nós!

Mãe intacta, rogai por nós!

Mãe intemerata, rogai por nós!

Mãe amável, rogai por nós!

Mãe admirável, rogai por nós!

Mãe do bom conselho, rogai por nós!

Mãe do Criador, rogai por nós!

Mãe do Salvador, rogai por nós!

Mãe da Igreja, rogai por nós!

Virgem prudentíssima, rogai por nós!

Virgem venerável, rogai por nós!

Virgem louvável, rogai por nós!

Virgem poderosa, rogai por nós!

Virgem clemente, rogai por nós!

Virgem fiel, rogai por nós!

Espelho de justiça, rogai por nós!

Sede de sabedoria, rogai por nós!

Causa da nossa alegria, rogai por nós!

Vaso espiritual, rogai por nós!

Vaso honorífico, rogai por nós!

Vaso insigne de devoção, rogai por nós!

Rosa mística, rogai por nós!

Torre de Davi, rogai por nós!

Torre de marfim, rogai por nós!

Casa de ouro, rogai por nós!

Arca da aliança, rogai por nós!

Porta do Céu, rogai por nós!

Estrela da manhã, rogai por nós!

Saúde dos enfermos, rogai por nós!

Refúgio dos pecadores, rogai por nós!

Consoladora dos aflitos, rogai por nós!

Auxílio dos cristãos, rogai por nós!

Rainha dos anjos, rogai por nós!

Rainha dos patriarcas, rogai por nós!

Rainha dos profetas, rogai por nós!

Rainha dos apóstolos, rogai por nós!

Rainha dos mártires, rogai por nós!

Rainha dos confessores, rogai por nós!

Rainha das virgens, rogai por nós!

Rainha de todos os santos, rogai por nós!

Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós!

Rainha assunta ao céu, rogai por nós!

Rainha do sacratíssimo Rosário, rogai por nós!

Rainha da família, rogai por nós!

Rainha da paz, rogai por nós!

 

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

 

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Oremos: Concedei a vossos servos, nós vos pedimos, Senhor nosso Deus, que gozemos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e alcancemos a eterna alegria. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

 

D. Rezemos juntos a Oração Jubilar dos 300 Anos de bênçãos.

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! / Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida / de milhões de outros filhos e filhas vossos. / Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!

 

Atravessando a Porta Santa do Santuário Nacional

Aos que puderem e desejarem passar pela Porta Santa do Santuário Nacional de Aparecida pela “Porta Santa”, sugere-se que o façam com a seguinte oração.

Ó Maria, Nossa Senhora Aparecida, o vosso amado Filho e nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará alimento” (Jo 10,9). Eis que entro em vossa casa para receber de vós, ó Mãe de Misericórdia, o vosso Filho. Acolho-o em meu coração e em minha vida para dEle receber misericórdia e perdão.

Reze na intenção do Papa Francisco: Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Renove o seu batismo: Creio em Deus Pai…

 

 

 

III. Ao regressar da Romaria (em casa, com a família)

Oração de Ação de Graças pela 115ª Romaria Arquidiocesana

Ó Deus Todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos damos graças por terdes acompanhado e conduzido a Romaria de nossa Arquidiocese. Nós vos agradecemos porque nos concedestes, com esta romaria, tantas graças (em silêncio traga ao coração as graças recebidas na Romaria deste ano). Ao retornar à nossa casa, temos o desejo sincero de viver nossa vocação de sermos pedras vivas do Santuário no qual Cristo é a pedra angular. Depois de termos visitado o Santuário de Aparecida, nós vos pedimos que façais de nossa família verdadeira Igreja doméstica. Amém.

Os pais fazem o sinal da cruz na fronte dos filhos e os abençoam

Pai santo, fonte da vida de nossos filhos, nós vos bendizemos e vos damos graças porque quisestes nos alegrar com o presente dos filhos, a união de nosso amor. Concedei que estes nossos filhos possam crescer em idade e em sabedoria para que possamos todos juntos nos encontrar em Vós, meta final de nossas vidas. Amém.

Os filhos rezam pelos pais

Olhai com bondade, ó Deus, para os nossos pais. Nós vos pedimos que preserve a união e o amor deles em meio às alegrias e tristezas. Renovai neles a aliança nupcial, intensificando o amor e a harmonia entre eles. Amém.