Campanha da Fraternidade 2014

Campanha da Fraternidade 2014

Na tarde do dia 01.12, primeiro domingo do advento, estiveram reunidos no Centro Pastoral São José vários padres e lideranças da região Belém para a primeira sensibilização sobre a Campanha da Fraternidade 2014 que terá como tema a Fraternidade e o Tráfico Humano e o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,s1).

Após a oração conduzida pela Iracema, secretária pastoral da Região Belém, os presentes assistiram ao vídeo documentário da Campanha e depois participaram de debate. A exclusão, desigualdade e injustiça social, bem como a inversão de valores,disseminação e reforço da cultura do "ter" por parte da mídia foram apontadas como cenário fértil para a ação de aliciadores, principalmente em se tratando da juventude. Todos reconhecem que a CF2014 traz grandes desafios, mas, como afirmou Pe .Marcelo Monge,  assessor do encontro:"Se nós não acreditarmos que existe o tráfico humano, nós não vamos conseguir realizar esta campanha".O primeiro passo é sensibilização para o problema que muitas vezes nós achamos que não existe, ou que faz parte de uma realidade muito distante de nós. Após o debate, Monge reforçou o compromisso da igreja nas questões sociais que ferem a dignidade humana. As agressões a dignidade humana são agressões ao próprio Cristo.  tráfico humano é agressão a minha pessoa também porque todos os humanos que nascem de adão devem ser considerados como um único humano (cf texto base 184 e 185).  Foi lembrado também a mensagem do Papa Francisco em Lampeduza que pede para que nos tornemos mais sensíveis ao sofrimento destes irmãos vítimas da escravidão mais extensa do século.

O conhecimento sobre o assunto e a divulgação nos meios de comunicação a que temos acesso das informações e principalmente dos serviços existentes na nossa região também foram  destacados pelos presentes como pontos importantes para o êxito desta campanha. No site da região você acompanha este encontro na íntegra www.regiaobelem.org.br 

> Ver álbum de fotos